quinta-feira

Tríduo a Santo Expedito Mártir


Tríduo a Santo Expedito Mártir

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ato de contrição

Rezar todos os dias do tríduo

Pai, somente contra vós eu pequei.
Esta é minha dor e esta é minha vergonha. Senhor, sei como ser bom com os demais.
Não causo dano a ninguém. Não gosto de causar penas.
E sem dúvida, a vós e somente a vós, tenho causado ofensa. Tenho traído vossa amizade, e ferido vossos sentimentos. "Contra vós, contra vós, eu pequei".
Ninguém tem queixas contra mim, mas vós sim as tendes, Senhor. Eu faltei contra a lei, tenho desobedecido vossa vontade, eu vos tenho ofendido.
"Oh Senhor, crie em mim um coração puro, renova-me por dentro com espírito firme". Daí-me a alegria de vosso perdão.
Quero contar a todos a amargura de meu pecado e a benção de vosso perdão. Que eu possa proclamar ante o mundo a grandeza de vossa misericórdia.
Bendita seja vossa misericórdia e bendito vosso amor, Pai, que me acolhes ainda sendo eu um pecador.
Obrigado, Pai, por vosso perdão. Amém.

Primeiro Dia

- A fé de Santo Expedito

Expedito foi um bom soldado e um bom cristão. Levava o uniforme de legionário romano sobre seu corpo e o sinal da cruz sobre sua fronte.

"O Senhor derramou sua graça nele dando-lhe a fé e o amor a Cristo Jesus".

Aprendeu muito bem a lição de Jesus: "dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César". Lutou pelos interesses e a gloria do império, e ainda com mais ardor pelos interesses e a gloria de Jesus, sentindo-se e comportando-se como cristão. Na hora de confessar sua fé deu testemunho de sua fé e confessou que Jesus era seu Senhor e amigo, e permaneceu sempre fiel a esta amizade.

"Dou graças a Cristo Jesus, Nosso Senhor, que me fez capaz, confiou em mim".

Pensa em Santo Expedito, quando narres tuas vitórias aos homens.

Oração

Jesus te escolheu, Expedito, como amigo e confiou na sua amizade. Sabia bem o que fazia.
Ainda que soldado por profissão, cercado de uma mentalidade pagã, em um mundo com muitas debilidades, e em meio das debilidades brilhou uma vez mais a força da fé. Peço-te que a pesar da mentalidade pagã que tem invadido meu mundo, que eu não decaia nem seja vacilante em minha fé. Concedei-me a totalidade da fé.
Não quero meias palavras nem ambiguidades.
Quero para mim a integridade da palavra, a totalidade da revelação.
Por nada desejo mudar as verdades do Evangelho de Jesus, por modas passageiras. Que minha fé resplandeça sem sombras. Que seja a fidelidade ao Senhor o que guie a minha vida para sempre. Amém.
Rezar três pai-Nossos

Segundo Dia

A fortaleza de Santo Expedito

Expedito, em união com outros cinco companheiros sofreu perseguição, cárcere e interrogatórios.

Confesou sua fé em Cristo, ouviu a sentença e a condenação à morte sem desânimo. À sentença seguiu a aplicação. Foi martirizado em data desconhecida, na era das perseguições aos cristãos.

Se representa de pé, jovem, soldado. Sua mão direita segura a cruz: " cristão, não faltará a cruz; mas a cruz termina por ser vitoriosa! ".

Expedito, como São Paulo, pensou: " Quem me separará do amor de Cristo a aflição a angústia a perseguição como diz a Escritura, em tudo isto vencemos facilmente por aquele que nos tem amado" (Rm.8). "Pois nos alenta em nossas lutas até o ponto de podermos alentar aos demais em qualquer luta, repartindo com eles, o ânimo que nós recebemos de Deus" (2 Cor.1 )

Oração

Expedito, dai-me tua fortaleza. Há momentos em minha vida em que parece encontrar-me ao final da vida. E a vezes sem me encontro com a desolação em minha alma.
Sei o que significa sentir angustia, desespero, solidão e abandono. Tenho me sentido como abandonado, não vejo claro meu caminho. Peço que me fortaleças em minhas debilidades. Que eu ouça claro que me diz "Ele nos alenta em nossas lutas até o ponto de podermos alentar aos demais em qualquer luta repartindo o ânimo que temos recebido de Deus."
Que não perca nunca de vista que "Deus nos contempla, que Cristo nos olha enquanto lutamos pela fé. Que é grande a felicidade em lutar sob o olhar Deus e sermos coroados por Cristo. Que eu esteja sempre disposto para a luta com uma fé sincera, com uma entrega total. (Cipri, carta 8). Amém.
Rezar três pai-Nossos

Terceiro dia

A Proteção divina

Santo Expedito advogado dos casos difíceis.

A Igreja tem todo tempo proclamado Santo Expedito como um especial patrono dentre os santos com o fim de que nos aproveite a poderosa intercessão. Nosso celestial patrono, nos ajude com o exemplo de sua vida.

A devoção a Santo Expedito Mártir, não é de hoje mas sim vem de longa data e em muitas nações de Europa. Sua devoção se apoia no dom singular que Deus lhe tem concedido para acudir com rapidez em ajuda dos que lhe invocam com fé.

"Tenhamos confiança na intercessão dos santos mártires e encomendemo-nos a eles pois suas súplicas são muito eficientes ante Deus" (Santo Alfonso de Liguori, Vitória dos mártires). Se recorremos a Santo Expedito não é para que nos tire as dificuldades, mas sim para que nos dê forças para poder as enfrentar.

Se viermos buscar soluções a nossos casos difíceis, não é para impor nossas soluções, mas sim para aceitar a sua, seja a qual for da vontade de Deus. Se lhe presentamos nossos casos difíceis, não é para forçar a ver nossas coisas como as vemos nós, mas sim como as vê ele da glória do céu.

Não sabemos nem nós mesmos o que queremos ou necessitamos. Mas sabemos que santo Expedito nos pode ajudar, e nos devolve a tranquilidade ao coração.

Oração

Expedito, devolve à minha alma a confiança.
Necessito forças, me faz falta o valor para enfrentar a vida. Necessito de uma mão amiga que me salve de meus perigos e de minhas dificuldades da vida. Necessito da tua mão, tua visão, tua luz e teu poder. Necessito dia-a-dia da certeza da proteção divina e a firmeza de teu braço.
Se estás sempre a meu lado, mesmo os perigos de minha vida se converteram em alegria de viver. Se estás a meu lado, e me dás tua ajuda, voltarei a viver a fé e a esperança que necessito para seguir.

Santo mártir, que também eu tenha a certeza de que graças a tua proteção "não me acercará a desgraça. porque o Senhor tem dado ordens para que me guardem seus santos em meus caminhos, e me levem na palma de suas mãos para que meu pé não tropece nas pedras" (sal.90). Esta linda promessa me enche de esperança.
É belo saber que os santos vigiam meus passos para que não caia. Que mediante tua proteção, Deus se faça sempre presente como proteção e amor, em minha vida.
Obrigado, Senhor, pelo cuidado que tens comigo. Obrigado por tua ajuda e por teu amor. Amém.

Rezar três pai-Nossos

Sem comentários:

Enviar um comentário